A impressora 3D de esteira é uma variação das impressoras 3D tradicionais CoreXY e utiliza uma esteira para mover a peça durante o processo de impressão. Em vez de se mover em uma plataforma elevatória como em uma impressora 3D convencional, a esteira de transporte move a peça horizontalmente para permitir que o bico de impressão se mova livremente em qualquer direção no ângulo de 45°.
O uso de esteiras pode ter vantagens significativas sobre as plataformas elevatórias em algumas situações. Por exemplo, é possível imprimir peças em tamanho real, como uma espada ou uma arma, sem se preocupar com a altura máxima da plataforma. Além disso, o processo de impressão é mais contínuo e pode ser mais rápido do que as impressoras 3D tradicionais, que precisam parar periodicamente para ajustar a plataforma.
A impressora 3D de esteira geralmente tem uma estrutura robusta para suportar o peso da esteira, o que a torna maior e mais pesada do que as impressoras 3D tradicionais. Além disso, a esteira precisa ser substituída regularmente devido ao desgaste.
Opinião
Sendo proprietário e usuário da CR-30 a mais de um ano, acredito que tenho o embasamento para falar que essa versão ainda carece de amadurecimento, praticamente não tem tantos avanços em termo de software de fatiamento para elas, o nivelamento do bico e o alinhamento da cinta não são tão simples. Outro fator a se levar em consideração é o seu elevado preço, algo em torno de R$ 9.000,00 quando comprei, valor esse que praticamente daria para comprar 2 ou até 3 impressoras cartesianas de alta qualidade da mesma marca.
Sua grande vantagem para mim é imprimir peças em sequencias, as vezes ela funciona 4 dias consecutivos sem precisar de qualquer interferência de alguém. Outra vantagem é poder imprimir peças compridas para projetos específicos. Pelo que pude observar algumas revendedoras já estão vendendo a R$ 5.000,00, preço esse que faz mais sentido. Um upgrade que considero essencial para ela é a colocação de um extrusor direct drive, pois o tubo ptf é excessivamente grande e acaba por afetar a qualidade da impressão.
Então deixo para você 3 links muito úteis:
- Entenda o funcionamento do Direct Drive;
- Adaptadores de Direct Drive, um para Ender 3 v1 e o outro para a CR-30, utilizam as mesmas peças do sistema Bowden.