Entre ou Cadastre-se

Top 5 Problemas na Impressão 3D

Como qualquer processo de fabricação, existem diversos desafios na impressão 3D, então nesse artigo selecionamos os principais problemas na impressão 3D que podem estar tirando seu sono.

Esses problemas podem ser causados por vários fatores, como má configuração da impressora, qualidade do filamento, temperatura de impressão inadequada, entre outros. É importante que os usuários de impressoras 3D estejam cientes desses desafios e saibam como evitá-los ou resolvê-los para obter peças impressas com alta qualidade e precisão. Vamos discutir alguns desses problemas com mais detalhes e como solucioná-los:

Camadas Desalinhadas

Quando as camadas da impressão não estão alinhadas, pode ser um sinal de que a mesa de impressão não está nivelada corretamente, ou que há um problema com a estrutura da impressora. É sempre recomendado realizar o nivelamento da mesa nos 4 cantos ,pelo menos, seja manualmente ou com o auxílio de um nivelamento automático que hoje já estão com preços bem acessíveis no mercado.

Problemas na Impressão 3D – Camada Desalinhada.

Warping (Deformação)

O warping ocorre quando as bordas da impressão começam a se soltar da mesa de impressão durante o processo de impressão. Isso pode ocorrer por problema de aderência na mesa de impressão, então recomenda-se a utilização de aderentes a base PVP. Lembrando que alguns materiais são bem mais fácil de imprimir como o PLA e PETG, ao contrário de outros como o ABS e Nylon que sofrem muito com esse problema e normalmente é indicado o uso de uma estrutura fechada onde não tenha corrente de ar.

Problemas na Impressão 3D – Warping.

Stringing (Fios Soltos)

Isso acontece quando a impressora 3D extrai filamento desnecessário durante a impressão, formando fios soltos e indesejados. Isso geralmente é causado por configurações inadequadas de temperatura, velocidade de impressão, retração ou até mesmo a presença de umidade no filamento.

Recomenda-se calibrar a temperatura, a retração e a velocidade de acordo com as recomendações do fabricante do filamento e mantê-lo longe de qualquer umidade. Lembrando que antes de realizar impressões é recomendado realizar diversos testes ajustando as configurações até encontrar o ponto ideal.

Problemas na Impressão 3D – Stringing.

Adesão Inadequada da Camada

A aderência insuficiente entre as camadas é um problema que vai deixar o objeto extremamente fraco. É comum que o motivo seja que a configuração de temperatura esteja abaixo da recomenda ou até mesmo esteja utilizando o resfriamento para materiais que não podem usar esse recurso, como o Nylon.

Recomendamos que utilize a temperatura que o fabricante recomenda em sua embalagem para o produto em uso, exemplo 190 a 210 (PLA) do fabricante X e verifique se o material em questão necessita de resfriamento.

Problemas na Impressão 3D – Adesão Inadequada

Over Extrusion (Superextrusão) e Under Extrusion (subextrusão)

Over Extrusion ou Superextrusão – Ocorrem quando a impressora “empurra” mais filamento do que o necessário, o que pode levar a problemas de precisão e acabamento.

Problemas na Impressão 3D – Superextrusão

Under Extrusion ou Subextrusão – Ocorre quando a impressora “não empurra” a quantidade suficiente para uma correta impressão, o que pode levar a lacunas/falhas e uma impressão incompleta.

Problemas na Impressão 3D – Subextrusão nas paredes
Problemas na Impressão 3D – Subextrusão superfície superior

O principal motivo desses dois fenômenos normalmente é má calibração do motor de extrusão chamado de E-steps. As impressoras já vem com uma configuração já calculada de fábrica que costuma atender aos usuários iniciantes, porém pode necessitar ser alterada caso ocorra alguma troca de peça ou atualização como a troca de extrusor do modelo comum com uma engrenagem para o modelo de dupla engrenagem que é mais preciso.

Recomenda-se a recalibração utilizando uma calculadora específica que pode ser encontrada aqui.

Esses são apenas alguns dos problemas que podem ocorrer durante a impressão 3D. É importante lembrar que a impressão 3D é um processo complexo e requer prática e experimentação para alcançar bons resultados. À medida que você ganha mais experiência, você aprenderá a solucionar problemas e evitar erros comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *